4 TIPOS DE MÁRMORE PARA AMBIENTES EXTERNOS
Modernidade, refinamento e eficiência são itens primordiais quando pensamos em decorar a casa. O mármore é uma pedra nobre e deixa o ambiente muito bonito. Por ser um material mais clássico, ele se adapta com facilidade e torna-se objeto de decoração e destaque no ambiente. Sua diversidade e beleza permitem que ele seja usado em simplesmente todos os ambientes do lar. Vamos apresentar os principais tipos de mármore e quais são os mais recomendados em cada tipo de ambiente.
Sobre o mármore
O mármore é originado de rochas sedimentares como calcários e dolomitos. As maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de atividade vulcânica e rocha calcária. O mármore é uma rocha ornamental e muito utilizada em construções civis. A presença de outros minerais carbonáticos, quartzo, matéria orgânica e fóssil, proporcionam aos mármores uma variedade imensa de cores, estruturas, texturas e desenhos, que os tornam nobres na indústria de rochas ornamentais comerciais.
Principais tipos de mármore
Há uma ampla variedade de tipos de mármore. Citaremos os principais:
Travertino
O calcário travertino normalmente apresenta faixas de diversas cores, o que resulta em um efeito ornamental belíssimo. No Brasil, os mais utilizados são o Travertino Romano e o Travertino Navona. A diferença entre eles é que o Navona é mais claro e tem os veios poucos marcados. Ele pode ser utilizado em decks de piscina ou até mesmo no acabamento de telhados.
Pontos positivos: elegância, nobreza, requinte e maior durabilidade.
Pontos negativos: ele é mais frágil e por isso, não é recomendado para bancadas ou áreas úmidas.
Mármore branco clássico
É um mármore com fundo branco e movimentos na cor cinza. Possui uma variedade de cores e texturas e é apropriado para revestimentos de fachadas, sacadas, pisos e bancadas.
Pontos positivos: uma das grandes vantagens é a aparência uniforme. Quando manchado ou riscado, ele pode ser recuperado.
Pontos negativos: possui um custo muito alto.
Mármore Striatto
Originado da Espanha, esse tipo de mármore tem o acabamento escovado, polido ou jateado. Com fundo branco e veios retos, é um mármore de beleza inigualável.
Pontos positivos: ideal para projetos internos e externos. Possui uma rica variedade de cores e texturas.
Pontos negativos: Preço alto.
Bege Bahia
É uma rocha natural, de cor clara e utilizada em sua forma bruta, por isso, é indicado para pisos, paredes e superfícies como banheiras e lareiras.
Pontos positivos: Tem alta durabilidade e seu aspecto rústico sofisticado deixa o ambiente lindo.
Pontos negativos: por ser altamente absorvente, é mais fácil de manchar.
A utilização de mármores nos ambientes externos
O mármore é utilizado principalmente em ambientes internos, como em pisos de salas e quartos. Por sua presença marcante, também é utilizado em banheiros e áreas sociais. Porém, o uso do mármore em áreas externas não é descartado. Alguns acabamentos de superfície podem ser aplicados ao mármore, deixando-o apropriado para o uso em garagens, quintais, etc.
O acabamento jateado é feito a partir de jatos de areia que dão aspecto opaco, sendo essa opção o ideal para ambientes externos.